Para acompanhar
Reconhecimento a Edmar Fetter
Exposição em homenagem ao político abre nesta quarta-feira, às 18h, com a presença da Sociedade Pelotense Música pela Música
Objetos pessoais e fotografias de momentos significativos na vida política do ex-prefeito de Pelotas e ex-vice-governador do Estado, Edmar Fetter, integram a exposição no Memorial dos Ex-Prefeitos, que será inaugurada nesta quarta-feira (5) às 18h, no Salão Nobre da prefeitura. A homenagem integra a programação alusiva à Semana de Pelotas e conta também com apresentação do grupo da Sociedade Pelotense Música pela Música.
A mostra é uma iniciativa da prefeitura, em reconhecimento às grandes obras deixadas por Edmar Fetter, como a construção da Barragem Santa Bárbara, a iluminação de todos os bairros e a criação do 1º Plano Diretor de Pelotas e da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). O reconhecimento é também uma forma de resgatar os valores da política, recordando o político sério e ético, de caráter e princípios, que foi Edmar Fetter, ressalta a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).
Edmar Fetter tinha 40 anos quando eleito prefeito e só se candidatou porque o pai, que era o político da família, queria voltar, mas estava com câncer. Devido à doença, reuniu os amigos para convencer o filho mais velho a concorrer. Segundo a diretora do Diário Popular e filha de Edmar, Virginia Fetter, desde cedo o pai já administrava os bens da família. Mais precisamente aos 23 anos, quando casou. Dessa forma o pai pôde se dedicar à vida pública.
Iniciou na política como membro do Diretório Municipal do ex-Partido Libertador, onde entrou em 1956. Integrou também o Diretório Regional da sigla até sua extinção e o Diretório Regional da Arena, desde sua fundação. Foi o primeiro presidente do Conselho Consultivo da Arena Regional do Rio Grande do Sul e presidente do Diretório Municipal da Arena.
Eleito prefeito de Pelotas pela Ação Democrática Popular (PSD, PL, UDN e PRP), exerceu o cargo de 31 de dezembro de 1963 a 31 de janeiro de 1969, além de vice-governador, de 1971 a 1975. Faleceu em 12 de julho de 1990.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário